21 de abril de 2007

Somos o reflexo de nossas atitudes...

Um rico resolve presentear um pobre pelo seu aniversário e, ironicamente, manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante.
Este agradece gentilmente e pede que o aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Joga fora o lixo, lava e desinfecta a bandeja, enche-a de flores, e devolve com um cartão onde está a frase:

"A gente dá o que tem de melhor...”
Amor!

13 de abril de 2007

Lenda de Sexta-feira 13

"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial. O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.


A superstição que ronda o número 13 é, sem dúvida, uma das mais populares. Sua origem é pagã, e não cristã, como muitos pensam, e remonta a duas lendas da mitologia nórdica.
De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas.
Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses.
Daí surgiu a ideia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.

A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de Deus.

A ideia do 13 como um indício de má sorte surge da concepção que o judaico-cristianismo tem da morte, que não é, necessariamente, a ideia que Jesus teria tido. Especula-se, inclusivé, que Jesus, sendo um sábio iniciado, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número.
Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Estudiosos da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças de pontos de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta não representa um fim em si mesma, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação, uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva.
Por esse motivo, as tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), sugerem o número de 13 participantes em rituais.

Superstições:

Muitas pessoas evitam:
- Viajar em sexta-feira 13
- A numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13
- Em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a.
- Muitos prédios pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar.
- Cortar as unhas á 6ª feira...principalmente ao dia 13
- Passar por baixo de um escadote
- Ter tesouras abertas
- Ter os talheres cruzados
- Juntar 13 pessoas à mesa
- ..........



Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às actividades planejadas para este dia.

Onde está o número 13...?!

Na história - Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceito na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.
Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.


Eu não sou supersticiosa...até gosto do número 13. Quando jogo, por exemplo ao euromilhões, o primeiro número que escolho é logo o 13 ;)
Bom fim-de-semana

7 de abril de 2007

Desejo-vos uma Santa Páscoa!

Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz...
É tempo de agradecermos,
discretamente,
por tudo que temos
e por tudo que teremos.
Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança , fé e confiança.
É dia de milagres;

É dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença...
Pessoas como vocês!!!


Desejo a todos uma Páscoa Feliz!
Não abusem das amêndoas nem dos chocolates, pois faz mal aos dentinhos e...olhem os quilinhos a mais! O Verão está quase aí eheheh!


3 de abril de 2007

Mais um...

Mais um desafio...eu até acho engraçado, ás vezes o tempo é que é pouco. Mas hoje finalmente consegui um tempinho.

7 coisas que faço bem:
1 - Ver um filme!
2 - Sorrir(estou paticamente sempre a sorrir!
3 - Conduzir a minha cadeira de rodas eléctrica, mesmo no máximo!
4 - Ser amiga do meu amigo
5 - Boa ouvinte!
6 - Animar o pessoal, mesmo nesta situação!
7 - Pregar partidas, sem maldade!

7 coisas que não faço ou não sei fazer:
1- Cuspir para o chão, não faço!
2- Esquecer quem me fez ou fal mal!
3- Não invejo nada nem ninguem!
4- Mentir (detesto também que me mintam)
5- Não volto a cara a ninguém!
6- Jogar xadrez (não sei, mas gostava saber)
7- Há várias coisas que poderia dizer mas na minha situação é complicado, pois de certeza que há coisas que não faço...ou não sei fazer, por exemplo desenhar, pois não mexo as mãos.
7 coisas que me atraem no sexo oposto:
1- Simpatia;
2- Sorriso;
3- Sentido de humor;
4- Honesto;
5- Olhar;
6- Inteligência
7- Carinhoso;

7 coisas que digo frequentemente:
1- Ahh pois é...
2- Ok...
3- Por favor;
4- No problem
5- Tudo bem?...
6- Pronto, tá bem;
7- Que merda de vida; (desculpem esta expressão, mas digo várias vezes quando estou revoltada)

7 actores/actrizes que admiro:
1- Keanu Reeves
2- Nicholas Cage
3- Angelina Jolie
4- Meg Ryan
5- Julia Roberts
6- Robert de Niro
7- Jodie Foster

7 filmes favoritos:
1- Vanilla Sky
2- Nothing Hill
3- Diário de Bridget Jones
4- City of Angels
5- Coyote Bar
6- Ao ritmo do Hip Hop
7- Moulin Rouge

7 Próximas Vitimas:
1- http://zezinhomota.blogspot.com
2- http://grilices.blogspot.com
3- http://tibeu.blogs.sapo.pt
4- http://simplicidadesdocantinho.blog.pt
5- http://alemtejo2.blogs.sapo.pt
6- http://benficamor.blogs.sapo.pt
7- E por fim, para minha tristeza, por momento não tem blog, a última vítima é a minha Zalinha.

Espero que não se aborreçam comigo :( ...eu, pessoalmente, adoro desafios!
P.S- Os blogs que não coloquei aqui, se quiserem, também podem fazer ;)
Beijinhos grandes para todos


"Não se assustem..."

Espero que gostem do meu "new look"...lá teve de ser! Eu bem não queria...foi o que fez ir ao médico eheh.