23 de novembro de 2007

Porquê esta decisão...?

Automutilação e suicídio colectivo são temas que agitam hoje (21-11-2007) o concelho de Aveiro. PSP evitou o pior num grupo de adolescentes, mas nos 100 mil sites sobre o assunto, e numa rápida pesquisa, é possível encontrar conteúdos que incentivam a pactos de morte. Suicídio é a segunda causa de morte na faixa etária entre os 15 e 24anos de idade em Portugal

Um grupo de jovens, que se reunia em comunidades no Orkut, um site da Internet, estava a preparar um suicídio colectivo. A intervenção da PSP de Aveiro impediu o pior, mas as comunidades online continuam repletas de conversas sobre suicídio e automutilação.

Basta uma rápida procura no Orkut para encontrar comunidades que ensinam como deve uma pessoa ferir-se e que tipo de reacção deve esperar. Dois dias depois de Marilyn Manson ter actuado em Lisboa, há uma música do cantor norte-americano «Mutilation is the Most Sincere Form of Flattery» como mote para uma conversa sobre auto-mutilação.

A polícia desconhece ainda o número de adolescentes envolvidos neste caso, apesar de a maioria frequentar a Escola Básica de Vale de Cambra, uma vez que este grupo, que se reunia em comunidades no Orkut, estará espalhada pelo país.

Em chat e salas de conversação, algumas delas destinadas exclusivamente a incentivar à automutilação, os jovens trocavam mensagens e um deles terá mesmo chegado a ferir-se com um x-acto.

Foi a mãe de uma amiga que deu conta destas conversas on-line e avisou um agente da PSP que acabou por chegar a este grupo de menores, sinalizando este jovem de 14 anos e avisando a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.

O suicídio na Internet é um dos temas que mais recentemente tem sido estudado por especialistas em saúde mental, acreditando-se que a rede pode ajudar a quem está em sofrimento: «Desabafam à vontade e acabam por falar de assuntos que os pais nem imaginam», conta o psicológo Pedro Frazão.

Mas encontrar online alguém com quem é possível conversar, partilhar dúvidas e até identificar-se com essas pessoas que sofrem da mesma patologia depressiva, pode ser perigoso, explica o psicológo que tem dedicado muito do seu tempo ao estudo do suicídio na adolescência.

Numa rápida pesquisa pelo Google, é possível encontrar histórias de depressão e até criar, com facilidade, pactos de morte. Recentemente, um jovem filmou o seu próprio suicídio e transmitiu-o em directo online.

As ligações estabelecidas por estes jovens não são ainda muito claras, mas o Público afirma que este adolescente de Vale de Cambra terá confidenciado a uma amiga virtual de Vila Nova de Gaia que se sentia deprimido e que estaria a pensar suicidar-se, juntamente com um outro jovem.

Artigo retirado hoje no site "Portugal Diário"

Será que estes pais dão a devida atenção aos seus filhos?
O que será que se passa na cabeça destes adolescentes, para se quererem automutilar?
Será só a Internet...ou também o que vêm no dia a dia, como por exemplo na televisão?

Vejo-me com e sem respostas... Pois é uma fase da nossa vida que é para ser "curtida" e uma das melhores!
Se pensarmos na auto-mutilação como um acometimento necessário para se apaziguar um tormento psíquico, aí fica mais difícil de se compreender, porém não impossível.
O sujeito, em situação penosa de extrema angústia, se mutila. E, após a auto-mutilação, obtém um certo alívio da angústia que o afligia, como pensar que é obeso, feio, odiado por todos... Devemos considerar as diferenças entre as dores da alma e as dores do corpo. Parece haver sempre no nosso organismo a necessidade de uma justificativa concreta e material para os nossos sofrimentos. Como se já não bastassem os sofrimentos concretos, tudo o que padece nosso corpo, ainda padecemos de abstrações, de conjecturas. Como se não bastasse o sofrimento presente, ainda nos angustiamos com o que está longe e ausente, seja passado, futuro, ou toda e qualquer forma de preocupação e ansiedade.

Deixa a tua opinião!

Bom fim de semana!

18 de novembro de 2007

Alteração ao Código do Trabalho, para 2008!

ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO

1. INDUMENTÁRIA:
O Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário.
Se o virmos calçado com uns ténis Adidas de 100EUR ou com uma bolsa Gucci de 150EUR, presumiremos que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.
Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento.
E se ele se vestir no meio-termo, estará perfeito e portanto, não precisa de aumento.

2.AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:
Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença.
Se o funcionário tem condições para ir até ao consultório médico também tem para vir trabalhar.

3. CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas.
Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada. Nós contratámo-lo inteiro. Remover algo constitui quebra de contrato.

4. AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano. Chamam-se Sábados e Domingos.

5. FÉRIAS:
Todos os funcionários têm direito a gozar ainda mais 12 dias de férias nos seguintes dias de cada ano:
- 1 de Janeiro,
- Dia de Páscoa
- 25 de Abril,
- 1 de Maio,
- 10 de Junho,
- 15 de Agosto,
- 5 de Outubro,
- 1 de Novembro,
- 1 de Dezembro.
- 8 de Dezembro.
- 25 de Dezembro.

6. AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos. Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

7. AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceite como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

8. O USO DOS LAVABOS:
Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho. No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as 9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.
Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Intranet do Serviço com o título infractor Crónico.

9. A HORA DO ALMOÇO:
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis. As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada qu
e sustente o seu corpo mediano. Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.

Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e quaisquer outras... ões' deverão ser dirigidas para outro lugar.

A Administração.


Depois digam que eu não avisei!!!

11 de novembro de 2007

Selinhos para vós...

Olá amiguinhos!
Quero agradecer à minha amiga Fátima, do blog Boas energias, pelos 3 lindos selinhos que me ofereceu. Fico tão feliz com estes miminhos.
Este prémio, vou oferecer a 15 amigos, os quais mais gosto...desculpem os outros blogs, mas estes são muito especiais.

- A Papoila

- Bitu

- Bodega Cultural

- Collybry

- Elisabete Cunha

- Fallen Angel

- Grilices

- Kiki

- Lobitas

- Maria João

- Marina

- Matilde & Cª

- Osc@r Luiz

- Quintal do Tuga

- Tibeu




Vou quebrar um pouco as regras...! Vou oferecer mais estes dois selinhos, aos blogs que mencionei acima e a todos os blogs que me visitam, pois todos estes blogs merecem "O selo da Amizade" e muito mais!

Desejo-vos um óptimo Domingo e uma boa semana.

Beijocas a todos!!!