7 de maio de 2006

Feliz dia, Mãe

Breve história do dia da Mãe

Hoje em dia, muitos de nós celebram o “Dia da Mãe” com pouco conhecimento de como tudo começou. Segundo alguns historiadores, o Dia da Mãe é ligado ás mais antigas festividades que decorriam na Grécia Antiga, aquando da Festa da Primavera, na qual se honrava a Mãe dos Deuses – Rhea.
Foi na Inglaterra, no século XVII, que se popularizou o “Dia da Mãe” mais conhecido por “Domingo de Mãe” (antecedia o Domingo de Páscoa), em homenagem ás todas as Mães de Inglaterra.
O “Dia da Mãe” tal como o conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos de América através de Anna Jarvis. Esta Senhora perdeu a mãe. A dor foi demasiado grande, caiu em depressão, o que a levou a reflectir sobre as demonstrações de apresso para com as mães. Decidiu fazer algo para estimular a estima e consideração dos filhos para com as mães. Foi no ano de 1907 que Anna resolveu agir promovendo várias campanhas para sensibilizar os políticos influentes e personalidades norte-americanas. Os seus esforços tiveram o efeito desejado pois a 10 de Maio de 1908 foi realizada, pela primeira vez, uma cerimónia religiosa honrando sua mãe.
A partir daí, demorou pouco a ser proclamado o “Dia da Mãe” (1910).
Em Portugal este dia já foi comemorado a 8 de Dezembro (Dia da Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Portugal). Actualmente é celebrado no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria, mãe de Cristo.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e podemos fazer deste dia um dia muito especial junto daquelas que nos deram a vida.

Mãe, eu sei que por vezes sou bruta, respondo-te sem pensar, mas sabes que é tudo da boca para fora. Adoro-te bastante e se não fosses tu, não sabia o que era de mim.
Peço-te desculpa de por vezes ser como sou...tu sabes ao que me refiro. Mas tambem te agradeço por tudo o que tens feito por mim.
Amo-te bastante, do fundo do coração.






Um grande beijinho para todas as mães do mundo mas, um especial para a minha!




Sem comentários: