1 de março de 2007

O que acontece...

O que é que acontece quando alguém sente que não é nada?
Que não possui utilidade.
Que não é útil.
Que só cá está a dar trabalho
.

Que acontece quando quer sair e tem de estar a pedir.
Que a única coisa que faz sem nenhum erro é justamente errar.
O que é que acontece quando alguém sente que não pertence aqui.
Que está cá a mais.
Que não deveria existir e muito menos viver.
Que não possui qualquer tipo de alegria.
Que acontece quando alguém percebe que afinal não é ninguém?
Que é transparente para tudo e todos.
Despercebida para os de quem gosta.
Que acontece quando esse alguém vê a luz?
Quando se apercebe que afinal tem sentimentos.
Que afinal tem hipóteses de mudar.
Que pode quebrar o gelo existente no seu coração.
O que acontece quando queremos mexer um dedo,

uma mão,
um pé,
os braços,
a anca,
...
E é impossível.
Que acontece, quando queremos fazer alguma coisa, como
pentear,
coçar,
tirar um cabelo da cara,
tapar e destapar,
tomar banho,
vestir,
calçar,
comer,
...
isto tudo, querendo fazer sozinha.

Onde está a minha juventude,
Minha liberdade?
Mas acima de tudo...
A minha independência?

Neste momento é como me sinto...a mais e tudo o que escrevi em cima.
Logo estão as perguntas, que neste momento não tenho as respostas!

Se eu não fosse eu...
Seria Feliz!

24 comentários:

Anónimo disse...

Oh:(
minha linda nem tão pouco imagino como será viver assim,mas não gosto que te sintas assim e que estejas nesta tristeza toda:( hj estás num dia máu,mas amanhã de novo o sol brilhará e tu verás que tens um sorriso e outra forma de ver e viver a vida uns dias são negativos e eoutros positivos,por isso linda agarra-te aos positivos para que minimizes os negativos;)
Beijokinhas minha linda e que a vida te sorria hj e sempre:)

Anónimo disse...

Olá Mónica
Não tenho coragem para te dizer que não tens razão nas tuas afirmações, pois minha querida tens toda a razão... Realmente ´não é nada fácil se viver assim...só mesmo quem passa pelas situações... mas minha querida Mónica não podes desanimar. Terás que te agarrar as coisas boas da vida...Os dias cinzentos de Inverno também nós deixa assim tristes, pensa que breve a Primavera nos traz dias lindos e brilhantes... Força amiga á que ir á luta...Um grande abraço dos amigos Adelaide e Manuel

Anónimo disse...

miga
sei o k sentes pois tbm sou dependente pa tudo...mas n te kero assim minha flor :)
tens mts amigos, familia k te amam e apoiam...eu sou uma.
nunca fiques assim...força
bjinhos

Monica Silva disse...

Peço-vos uma coisa miguinhos, mesmo que metam anónimo, assinem o vosso nome para eu saber quem são. Para mim, é muito importante saber quem me está a dar apoio, acreditem.
Obrigada por tudo
Mónica

Anónimo disse...

esqueci-me do nome.
esse anonymous sem nome é a adriana dos activos.

Anónimo disse...

Oi linda
Conheci-te em Alcoitão e tive pena de só poder-mos conviver durante os 4 meses que partilhámos o mesmo quarto.Sei por tudo aquilo que passas-te nos últimos dias... Nunca na vida pensei partilhar ctg todas as alegrias e tristezas pk passas-te Mónica. Mas sei que és uma rapariga forte, inteligente e com força de vontade. Tens uma grande família que te adora e te ama. Considero-te uma grande amiga, talvez a maior e melhor amiga que tive e tenho desde que tb tive o meu acidente. Peço-te k tenhas sempre pensamentos positivos e mantenhas sempre aquela alegria que mantives-te durante o tempo que convive-mos.
Jokinhas minha amiga e conta comigo para o que que quiseres.

Anónimo disse...

Monica... Nao posso deixar de te deixar por aqui um beijinho, dizer que estou longe... tenho andado ausente, mas não por ti, nem tantos que eu quero e que eu sei que me querem bem também...
Sei que acreditas em Deus... pede-lhe, e e ele te dará o seu colo, que é teu, também...
A vida é difícil para quem tem "tudo" como eu... E ás vezes até eu me sinto assim, e meio mundo se sente assim de vez em quando, sabias?... é incrível mas é verdade...
Tu não és nem nunca serás nada, como sentes... Não percas a esperança no mundo nem o amor no teu coração...
Tu podes dar muito também Mónica... Provavelmente já dás muito mais do que imaginas, e poderás dar sempre muito mais ainda aos outros, não duvides...
Não deixes nunca de ser tu...
Não percas nunca a fé... Nunca penses que não podes dar nada e que não fazes nada... No teu coração, as tuas palavras, nos teus sentimentos, e até no teu lindo sorriso...
podes transformar a tua vida e fazer toda a diferença a ti e aos que te rodeiam...
Não percas a capacidade de sonhar... de amar... de sorrir... de voar... de dar... Aí sabes que não tens limitações...
(suzy e paulo)

Anónimo disse...

Força Mónica, eu tb passo por momentos assim. Pergunto-me o que raio ando eu a fazer neste mundo? Depois olho para a minha família e encontro a resposta: estou aqui nem que seja para arrancar um sorriso com uma asneira valente. Com certeza tb deves ter um propósito neste mundo. Um beijo muito grande

Anónimo disse...

Eu é que agradeço teres gostado da minha humilde tasca e podes sempre aparecer. Andamos sempre a fazer alguma coisa neste mundo mesmo que não se veja ao prencipio mas vai por acabar por ver, muita força. Um abraço.

Anónimo disse...

Minha querida Amiga,
As tuas palavras, o teu desabafo, fizeram-me chorar e ficar sem conseguir escrever, daí só ter respondido hoje. Mas, vale mais tarde que nunca, não é?
Tal como tu, também eu tenho demasiadas limitações no corpo. Tal como tu, também eu sinto muitas vezes revolta, tristeza, mágoa por não poder mudar o que sou, o que sinto e como vivo.
Mas, no meio disto tudo, aprendi a valorizar tudo o que tenho, o que a vida me dá, o que a minha família e amigos me proporcionam. Desde as coisas, mais simples até aquelas que parecem mais insignificantes. São elas que me fazem sorrir, me fazem viver e porque não (?) sentir a felicidade, ainda que por vezes seja por breves instantes.
Certamente, também tens imensas coisas, pessoas, familiares e amigos que te amam e que te querem ver sorrir e ver feliz. Fá-lo, Sê-o por ti e por eles, verás que a tua preciosa vida será fácil e muito mais sorridente.

Ah! E aproveita ao máximo a "liberdade" que a tua "Ferrari" te proporciona. Aproveita por ti e por mim. Serei feliz e sorrirei por ti e contigo, de coração ;)
Bjinho para ti com imenso carinho, da
(L)Kiki

Anónimo disse...

"Se for pra esquentar que seja no sol, se for pra enganar que seja o estômago,se for pra chorar que se chore de alegria,se for pra mentir que seja a idade, se for pra roubar que se roube um beijo, se for pra perder que se perca o medo, se for pra cair que seja na gandaia, se for pra ter guerra que seja de travesseiros, se existir fome que seja de amor.Se for pra ser feliz, que seja o tempo todo."

Querida Mónika, todos nós temos altos e baixos na nossas vidas.. tenho plena certeza que vc encontrará seu caminho, com suas possibilidades. Nada está perdido, um dia não é igual ao outro. Procure a felicidade nas pequenas coisas, nos gestos e palavras.. Enxergar o que ninguém vê e ser exemplo, pra aqueles que tudo tem mas não dão valor. Devemos florescer aonde estamos plantados. Um grande abraço minha amiga. Progressos pra vc nesta semana que se inicia.

Isa disse...

Olá minha linda
Achei o teu post um pouco triste, mas menina tú és uma pessoa cheia de força e de vontade e não te vais deixar ir abaixo, surgiu o problema, claro que é triste, mas agora que podemos fazer????...... Tentar viver o melhor possivel e tu sabes dar a volta e aqui tens uma amiga para te ajudar quanto mais não seja com alguma palavrinhas. Força menina
NÃO DESANIMES. BEIJINHO E BOM FIM DE SEMANA

Anónimo disse...

Ola.
Espero que não leves a mal eu tomar a liberdade de te tratar por tu.
Mas para mim és como se fosses um parente directo, afinal somos filhos do mesmo pai no qual eu chamo Deus.
Compreendo que muitas vezes se sentimos em baixo, péssimistas. Mas quem tem a felicidade total ou suprema?
Acredita que um dia de chuva, mesmo aqules dias cinzentos, ventozos em que a natureza deixa o seu som pelas janelas... esse também é um dia feliz. Já imaginaste o quanto a natureza esta sorridente por toda essa agua que chega aos nascentes, as raizes das plantas... e essa agua a formar aquelas lindas cascatas ,montanhas rochosas abaixo...
Pois é minha amiga, todos dias é um novo dia, e nós devemos agradecer a Deus por nos dar mais esse dia para nós podermos cumprir nossa missão...
Tem fé e Jesus nosso Mestre, espirito superior que veio um dia a terra e nos deixou uma grande mensagem. Amor, esperaça...
Jesus deixou seu corpo de carne , mas continua a habitar entre nós. Ele esta ao teu lado. Nas tuas meditações e nos teus dias de sofrimento, fala-lhe. Lembraste que Ele disse: Pede e obterás. Mas pede-lhe e sê paciente, aguarda.
Um abraço com muito carinho.
rui pinheiro

Miguel disse...

Monica,

Imagino a tua situação mas não podemos desistir ao primeiro obstaculo ...!

Deixo-te uma barço cheio de força para não desanimares e ultrapassares esta fase ...!

Uma Boa Semana!
Bjks da Matilde e Cª!

Anónimo disse...

Pegadas na areia
Uma noite eu tive um sonho.

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
e através do Céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados
dois pares de pegadas na areia;
Um era meu e o outro do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou
Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos
Mais difíceis e angustiosos do meu viver.

Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
Então ao Senhor.
"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho mas, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas que mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:
"- Meu precioso filho. Eu te amo e
jamais te deixaria nas horas da tua prova
e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia, apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que EU,
nos braços...Te carreguei.
Este texto não é de minha autoria, mas queria to dedicar com muito carinho,
rui pinheiro

Anónimo disse...

oLá Monica,

Eu compreendo que existam dias em que te sintas mais desanimada, é proprio do ser humano, até eu por vezes me sinto desanimada e não me encontro nem de longe na situaçao em que tu estás... Mas tambem espero que esses dias sejam passageiros e de curta duração, que com a ajuda dos amigos tu possas superar a tua tristeza e possas perceber que tens uma missão cá na terra, tal como todos nós e tua será talvez tocar o coração das pessoas.
Tens um sorriso lindo, nunca o percas.
Vou deixar-te um pequeno texto para reflectires sobre ele, espero que ajude a animar-te um pouquinho mais.

Beijinho e coragem

O POTE RACHADO:

Um carregador de água, na Índia, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada nos seus ombros.
Um dos potes tinha uma rachadela, enquanto o outro era perfeito e chegava sempre cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim durante dois anos, diariamente o carregador entregava um pote e meio de água na casa do seu chefe.
Claro que o pote perfeito estava orgulhoso das suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado da sua imperfeição e sentia-se miserável por ser apenas capaz de realizar metade daquilo para que tinha sido feito.
Após perceber que durante dois anos havia tido uma falha enorme, o pote rachdo falou, um dia, para o homem à beira do poço.
- Estou envergonhado, e quero pedir desculpas.
- Por quê? ? Perguntou o homem ? De que é que estás envergonhado?
- Nestes dois anos fui apenas capaz de entregar metade da minha carga, porque essa rachadela no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho até à casa do seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços - disse o pote.
O homem ficou triste pela situação do velho pote e, com compaixão, falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que repares nas flores ao longo do caminho.
De facto, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado reparou nas flores selvagens ao lado do caminho, e isto deu-lhe certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem pela sua falha.
Disse o homem ao pote:
- Notaste que pelo caminho só havia flores no teu lado? Eu ao conhecer o teu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no teu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, tu regáva-las! Durante dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem ti do jeito que és, ele não poderia ter esta beleza em casa para dar graças.

Paulinha disse...

Olá Amiga...

Que mais posso eu dizer!?!?!?...

Toda esta situação não é nenhuma novidade para mim, eu não tenho obstáculos na minha vida conforme tu tens na tua... mas como já disse e há bem pouco tempo, e tu sabes a quem, eu "sento-me" muita vez nessa tua cadeira que infelizmente te serve de pernas para andares...

Eu sei que tens saudades da tua independência, compreendo completamente, eu estaria assim na tua situação!!!

Mas falemos de independência... independência tal como o dicionário de lingua portuguesa a descreve é nada mais nada menos que qualidade ou estado de independente; liberdade; libertação... ora tudo aponta para aquilo que tu tanto achas que perdeste...

Mas será que não existe outro tipo de independência, outro tipo de liberdade, libertação????

Não parece ser muito importante para o comum mortal que corre todo o dia como se de uma formiguinha se tratasse, mas para ti, que não és igual a ninguém, que és unica, existe outro tipo de liberdade, independência, libertação!!!

Parece confuso, mas não é... tu tens as tuas idéias, continuas com os teus projectos, tens as tuas metas, tudo isso é sinónimo de liberdade... de uma forma diferente e peculiar mas não deixa de o ser...

Só te falta uma coisinha pequenina para alcançares a tua independência absoluta... é a liberdade de espirito, a aceitação sem contudo deixares de lutar... é dificil, eu sei...

Apoio não te falta, amigos, tens os melhores que alguma vez poderias ter, compreensão também... tudo o que te podemos dar, é-te dado de livre e espontânea vontade sem pedir nada em troca, sem interesses...

É esta a tua liberdade, a tua independência, eu mimo-te, eu bato-te, eu faço-te rir, eu faço-te chorar, eu sou tua amiga e serei sempre até ao final dos meus dias... eu sento-me contigo todos os dias nessa cadeira, e deito-me todos os dias nessa cama, eu sei o que eras e sinceramente, gosto da pessoa que és hoje, talvez mais ainda... é verdade, a limitação de alguém é como a beleza, está nos olhos de quem a vê, o que interessa é o que está por dentro, o conteudo; a embalagem, é gira e tal mas nós deitamo-la sempre fora... e tu não és limitada e és linda... linda de morrer...

Para sempre, tua amiga tonta, Paulinha

P.S.: Eu acho que o tonta já não é defeito é feitio... hehehehehhe

Beijo gd, gd, gd...

Anónimo disse...

Não posso tão pouco dizer que imagino o que passas , porque penso que só vivendo mesmo a situação poderia dizer alguma coisa ...
Se te deixar um pouco mais animada , lembra , que tens muitas pessoas (nós , bloguistas) que gostamos mt de ti, claro que n é a mm coisa que estar ao teu lado , mas espero sinceramente que tb conte o nosso apoio.
Deixo um beijito.

Anónimo disse...

Ontei escrevi um testamento e depois nao deu para postar....
Hoje, depois de reler o k escreveste fikei sem palavras... estou num dia mau... e as tuas palavras hoje fizeram me chorar!!
Força amiga... nunca desistas... pensa sempre em alcançar a luz ao fundo do tunel!!!
bjito enorme

minds disse...

Olá

Anónimo disse...

Minha Amiga Linda,
Não vou mentir e dizer que te compreendo e sei como te sentes, pq realmente não faço a menor ideia de como será viver assim!
Imagino que seja demasiado dificil, demasiado pesado, demasiado escuro por vezes...
... mas tb imagino que estás rodeada de Amor, Familia, Amigos, CArinho, Apoio, enfim...
... tudo e todos os que nos podem fazer mais felizes!
O teu corpo pode estar "estragado", mas a tua Alma, o teu coração, esses são nobres valentes, mais válidos do que mts corpos "perfeitos"!!!!
Força e Coragem Amiga, estamos aqui, para ti!!!!
Bjs de Luz e Serenidade

Anónimo disse...

Olá, Mónica!
Não te conheço, mas decidi partilhar contigo a minha dôr...
É uma dôr de Amor... Peço te que nunca desistas, pois a vida irá reservar-te muitas surpresas...
Apaixonei-me por um "paralégico"! A "prisão" que ele sente no corpo, em nada se pode comparar com a "prisão" da sua Alma!! Teria deixado tudo por ele... Acredita que teria... Ele não quis lutar, está preso, não à cadeira mas à Dôr que tem na Alma! Não desistas, não? És mulher e as mulheres são lutadoras, não é? Sinto tanto a falta dele... Acredita que teria deixado uma vida estável para viver o Grande Amor da minha Vida! Sou lutadora, mas não tenho a força que tu tens... Voltarei ao teu Blog, uma vez que continuo a "estudar" a "Paraplegia", pois acredito que o Amor, de 1 homem,1 amigo, 1 filho até de 1 cãozinho tão loukinho como o teu, Vence sempre!! Desculpa o desabafo! As coisas não acontecem por acaso na vida... Obrigada por existires! Atenção: Não és um transtorno para ninguém acredita!!! Beijos! Euzona!

sofrimento disse...

Monica nao te sintas inutil porque so as tuas palvras ja sao muito para ajudar muitas pessoas que eswtao na mesma situacao e mesmo sem estar na tua situacao por vezes ler as tuas bonitas palavras ja e um conforto um beijo

Unknown disse...

Ola monica e com mt gosto ke te escrevo kero te dar um gr beijo para mais alguma coisa me contacta ok.mae ruben opodemos falar atraves do gmail fsefilhos.silva@gmail.com