13 de abril de 2007

Lenda de Sexta-feira 13

"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial. O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.


A superstição que ronda o número 13 é, sem dúvida, uma das mais populares. Sua origem é pagã, e não cristã, como muitos pensam, e remonta a duas lendas da mitologia nórdica.
De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas.
Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses.
Daí surgiu a ideia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.

A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de Deus.

A ideia do 13 como um indício de má sorte surge da concepção que o judaico-cristianismo tem da morte, que não é, necessariamente, a ideia que Jesus teria tido. Especula-se, inclusivé, que Jesus, sendo um sábio iniciado, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número.
Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Estudiosos da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças de pontos de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta não representa um fim em si mesma, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação, uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva.
Por esse motivo, as tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), sugerem o número de 13 participantes em rituais.

Superstições:

Muitas pessoas evitam:
- Viajar em sexta-feira 13
- A numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13
- Em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a.
- Muitos prédios pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar.
- Cortar as unhas á 6ª feira...principalmente ao dia 13
- Passar por baixo de um escadote
- Ter tesouras abertas
- Ter os talheres cruzados
- Juntar 13 pessoas à mesa
- ..........



Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às actividades planejadas para este dia.

Onde está o número 13...?!

Na história - Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceito na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.
Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.


Eu não sou supersticiosa...até gosto do número 13. Quando jogo, por exemplo ao euromilhões, o primeiro número que escolho é logo o 13 ;)
Bom fim-de-semana

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mónica:)
Também não sou superstigiosa... nem nunca tive receio de sextas feiras treze...
Agora quando li uma frase que escreveste:
"Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas trás má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano." ...
Isso aconteceu comigo... Éramos 13 num jantar de passagem de ano e faleceu nesse ano o mais novo da mesa... Só mais tarde soube que éramos 13 à mesa nesse dia e que isso trazia azar, só depois do que aconteceu... Sei que agora, se souber que estarei de novo com mais 12 pessoas numa mesa, nao vou lá ficar... ai isso é que não!! Nem pensar!
superstição ou coincidência... isso nunca mais...!
não tenho medo destes dias, nem de partir espelhos... ou passar por debaixo de escadas e tantas, tantas outras.... agora essa... nunca mais...

Mas.. esquecendo coisas tristes... que não nos levam a lado nenhum... deixo-te um beijinho com carinho e saudade, desejando que passes um fim de semana muito feliz. Que a alegria, bata à tua porta e se deixe ficar.. para sempre... :)

Suzy

Anónimo disse...

Cruzes, credo, canhoto... vou já fugir daqui...

Beijinhooosssss

Anónimo disse...

Amiga,
voltei para ler com mais calma e sem fugir.
Confesso que não gosto do tema e até acho um bocadinho "arrepiante" em certos aspectos, mas é elucidativo ler estas informações.
Aie :S :p

Excelente fim-de-semana e Beijinho de ♥ para ti, da
Kiki

Anónimo disse...

Ola.
Gostei do teu texto. Teve muito trabalho de pesquiza e as fotos são bem escolhidas.
Muitas vezes penso... que espirito bom tem esta minha amiga.
tudo de bom.
rui pinheiro

minds disse...

Ter jogado no euromilhoes valeu me 15 euros!!!!!!
Bjs

Anónimo disse...

Olá miguita!
Olha eu não tenho qualquer superstição com o nº13 nem com sexta-feira 13. Por um motivo muito particular, a verdade, como sabes é que nasci num dia 13 e há 23 anos atrás também foi 6ª feira :) Apesar de tudo o que me tem surgido na vida, nunca pensei que fosse no contexto da 6ª feira 13. Penso-as como positivas! Aliás, gosto de contrariar o senso comum, isto é, gosto de gostar do que os outros não gostam porque como diz o ditado: "Que seria do azul se todos gostassem do amarelo" ???

Beijinhos gds
Ana MArgarida

Anónimo disse...

Olá :)
Passei para visitar-te e deixar um beijito.
Continuação de boa semana.

LOBITAS disse...

Olá linda
ascoisas que tu sabes, não fadia ideia da grande parte delas, gostei de ler.
Como é que as coisas estão contigo??
Beijinhos grandes da alcateia

Anónimo disse...

Olá tudo bem?Ñ me conheces,mas eu dps de ler o teu blog todinho,passei a conhecer um bocadinho de ti...Espero do fundo do coração k continues a lutar como tens lutado até agora e a ter força.Há dias menos bons.Mas tenta pensar k o amanhã vai ser mt melhor.Um beijinho na tua alma.

Admiro-t...


Isabel

Unknown disse...

Amiguinha, espero que não te importes de levar o teu button-link e o adward.
O adward geralmente só por oferta, mas gostei do teu.
Não te importas?

Vou já colocá-los.

Beijos carinhosos.

ZezinhoMota