1 de junho de 2007

Dia Mundial da Criança


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa em que as crianças recebem presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Poucas pessoas sabem que o primeiro Dia mundial da Criança foi celebrado em 1950. Tudo começou depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise pois não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que dar educação aos seus filhos. Alguns nem pais tinham. Muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Nesta altura metade das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever, e também viviam em péssimas condições para a sua saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da/o:

- raça,
- cor,
- sexo,
- religião e origem nacional ou social o direito ao afecto,
- ao amor e à compreensão,
- à alimentação adequada,
- aos cuidados médicos,
- à educação gratuita,
- à protecção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Nove anos depois, em 1959, estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países aprovaram a “Declaração dos Direitos da Criança”. Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz. Trinta anos mais tarde, em 1989, a ONU aprovou a “Convenção sobre os Direitos da Criança”, que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).



As crianças são o melhor do mundo, são a esperança para um futuro melhor. Vamos deixá-las sorrir, para todos nós também podermos sorrir. Não podemos esquecer quem fomos e basta ter um sorriso para dar o que todas as crianças querem: o nosso amor.O sorriso de uma criança transforma-nos, dá-nos vontade de viver, e é capaz de transformar a humanidade. Pensemos nelas sempre que se muda algo no mundo da tecnologia ou da ciência, não as podemos prejudicar!

5 comentários:

Anónimo disse...

Que belo texto sobre Esses lindos seres, independente de raça e cor...

Meu doce beijo

Anónimo disse...

As crianças são o futuro e devem ser vistas por todos nós como tal!
Beijito.

Unknown disse...

Eu quero ser sempre criança, que é precisamente o eu ser muito sonhador e também entrar na fantasia.

Que sejas feliz.

Boa semana.

Bjnhs

ZezinhoMota

LOBITAS disse...

Fico realmente muito triste quando me lembro que há tantas mas tntas crianças tão mal tratadas por esse mundo fora.... realmente é uma tristeza.
Monica espero que esteja tudo bem contigo, alguma novidade de espanha??
Não sei se já te tinha dito mas, ou se ja viste, os colares são a 5 euros cada.
Beijinhos grandes da alcateia

Anónimo disse...

OLÁ. TIVE A VER O TEU BLOG E TÁ MUITO BONITO PARABÉNS.EU TMB TENHO UM K COMECEI A FAZEE HÁ 2 MESES COM POEMAS FEITOS POR MIM E COM FOTOS K TMB SÃO TIRADAS POR MIM SE KISERES DÁ UMA OLHADA.
HTTP://PAIXOESEENCANTOS.BLOGS.SAPO.PT ÉS UMA PESSOA MARAVILHOSA E CHEIA DE AMOR E FORÇA PARA DAR A KEM PRECISA. SE PRECISARES PODES CONTAR COMIGO. BJO.
CARLA GRANJA.