31 de agosto de 2007

Faz hoje 10 anos...

Há um certificado de garantia para Diana continuar a ser constantemente recordada ainda durante muitos anos, pelo menos mais 50. Ela é a mãe de um futuro rei de Inglaterra que só deve chegar ao trono dentro de algumas décadas.
A Princesa do Povo será evocada quando chegar a altura de William, actualmente com 25 anos, ser coroado. Se não for ele será Henry, mais conhecido por Harry e a caminho dos 23. E os dois filhos muito amados da princesa que nunca será rainha, têm uma promessa a cumprir. Quando do processo de divórcio de Carlos e Diana que se arrastou de 1993 a 1996, entre muitas discussões feitas pelos respectivos advogados esteve em causa o título de SAR – Sua Alteza Real –, que ela acabou por perder. Os filhos adolescentes e muito acarinhados pela mãe tomaram o seu partido. Um dia William disse mesmo a Diana: “Mãe não fiques com isso porque quando eu for rei volto a dar-te o título.”De tudo quanto se possa contar e já foi escrito sobre Diana Spencer há uma verdade incontestável: Ela era tão mulher possessiva como excelente e adorada mãe. Mesmo nas piores circunstâncias os filhos defenderam--na. Refira-se que quando a opinião publicada arrasou Diana por causa das denúncias feitas na biografia ‘A Verdadeira História’, escrita por Andrew Morton, o príncipe William, então adolescente, compensou-a com uma caixa de chocolates. Noutra ocasião, mãe e filhos foram ver o filme ‘Parque Jurássico’, de Spielberg, e perante um ataque de fotógrafos defendeu-os aos gritos como uma verdadeira leoa ao ponto das manchetes sem imagem a referirem como a “nova dinossauro”.William e Henry estiveram de férias com a mãe na última quinzena de Julho de 1997.
Nessa altura, era difícil para Diana arranjar ocupações divertidas para os filhos que se comparassem com o ambiente de aventura das florestas de Balmoral, na Escócia dos monstros. Ultrapassou-se passando o tempo com eles a andar de moto de água e arranjou-lhes um espectáculo único. Fechou só para amigos íntimos uma discoteca de Saint-Tropez e passou a noite a dançar.
Na madrugada do fatal acidente do Túnel de Alma, em Paris, quando o príncipe lhes deu a notícia da morte da mãe, William e Henry foram decisivos para que Carlos se impusesse à rainha Isabel II na exigência das máximas honras reais para Diana. Eles queriam simplesmente que o pai lhes fosse buscar a mãe e a trouxesse para casa. O príncipe Carlos obrigou a mãe a ordenar a utilização de aviões militares para ele ir directamente de Aberdeen até Paris buscar o corpo e foi a única pessoa da família real a vê-la morta.Toda a infância e adolescência de William e Henry foram marcadas pela mãe. Ela mudou a monarquia, conquistando-lhe uma visibilidade fundamental nos novos tempos, como politicamente muito bem entendeu o ex-primeiro-ministro Tony Blair ao proclamá-la Princesa do Povo, e os filhos estão aí para confirmar a sua vitória. Vai-se falar de Diana, no actual tom mediático, ainda durante mais de 50 anos.
TUDO EM ORDEM PARA SUFRÁGIO COM TRANSMISSÃO DIRECTA NA TV
Os filhos William e Henry são os protagonistas da cerimónia marcada para hoje às 11h00, com transmissão directa da BBC, na Guards Chapel, dentro das instalações do quartel Welligton Barracks, próximo do Palácio de Buckingham. A presença está reservada a convidados que não incluem as namoradas dos príncipes, Kate Middleton e Chelsy Davy.Pelo contrário o poder político está em força com os três mais recentes primeiros-ministros: O conservador John Major que anunciou a separação de Carlos e Diana em 1992, e os trabalhistas Tony Blair, que a proclamou Princesa do Povo no dia da morte, e Gordon Brown, actual chefe do executivo. O showbizz está representado por Sir Elton John, Lord Attenborough e Sir Cliff Richard.
NOTAS:
PRINCESA EM 29 DE JULHO DE 1981
O casamento com o príncipe herdeiro deu-lhe aos 20 anos o título de Sua Alteza Real que perdeu com o divórcio.
MÃE DE FUTURO REI A 21 DE JUNHO DE 1982
O nascimento do primeiro filho, William Arthur Philip Louis, meteu-a na sucessão dinástica mesmo sem nunca ser rainha.
SEGUNDO FILHO A 15 DE SETEMBRO DE 1984
Henry Charles Albert Davis irritou Carlos por ser rapaz e ruivo à Spencer, mas garante à mãe ficar na história da monarquia.
Volvidos 10 anos, a sua alma ainda não descansou e quem a ajudou a matar, ainda continua a facturar. É impressionante que a imprensa arranje todos os anos motivos e novas "ideias" da sua morte. Deixem-na descansar em paz, preocupem-se mais com outras coisas, como por exemplo, o nosso sistema de Saúde, que é uma vergonha! Desculpem o meu desabafo e a minha sinceridade.
Que a sua alma descanse em paz!
Para recordar...

9 comentários:

maria-joão disse...

Olá Monika.
Gostei de ler este post.
Bom fima de semana!

Papoila disse...

Olá Monika:
Muito bom este artigo.
Beijos

Anónimo disse...

Saudade!
:)

beijos elisabete cunha

Unknown disse...

Monika,

longa ausência, por motivos de saúde umas virozes que levaram aqui o pessoal à cama.

E depois minha mãe de 85 anos ficou acamada desde junho e como deves imaginar foi uns tempos terríveis.

Ao fim de mês e meio de eu e minha mulher olharmos por ela.

Tive que tomar uma decisão bem dificil que ainda me doe tanto.

M Mulher precisava ir trabalhar e tive que internar minha mãe numa "Casa de Repouso-Lar" particular, porque não existiam vagas.

Só agora eu compreendo como o nosso país está velho e doente.

O quanto que tivemos que percorrer para lhe encontrar uma vaga que lhe desse dignidade no fim de sua vida.

Querida amiga, espero que me perdoes pela ausência e que estejas bem.

Eu regresso logo. logo com outras novidades, boas.

Bjnhs de muito carinho que tenho por ti.

ZezinhoMota

Anónimo disse...

Um conto de fadas que acabou mal mas que continua a render rios de dinheiro principalmente na imprensa inglesa. Por mim a historia já cheira mal.

Unknown disse...

Monika, amiguinha.

Tens algo no meu blog que muito justamente o mereces.

Bjnhs

ZezinhoMota

Patricia disse...

Eu gostei imenso deste texto. Parabéns!

Anónimo disse...

Beijos

sofrimento disse...

beijos